O hábito da leitura
- TOCA DO PIJAMA
- 29 de out. de 2019
- 2 min de leitura

Que a leitura é um hábito importante, quase todo mundo sabe. O difícil é fazer acontecer na prática. Não só na fase adulta, mas em todas as fases da vida, inclusive quando criança, é fundamental instigar e criar nas crianças o hábito de ler.
É por meio da leitura que se desenvolve um bom vocabulário, sem vícios de linguagem e com um português correto. É também por este hábito que se estimula o cérebro a raciocinar, interpretar textos, imaginar, entre outras funções que vão ser importantes lá na vida adulta, mas que devem ser estimuladas desde o primeiro ano de vida.
O hábito começa em casa
Se você tem o costume de ler, têm livros em casa e tem esta prática na frente dos seus filhos, é bem provável que eles terão mais facilidade de se interessar pelos livros.
É interessante ler para as crianças desde os primeiros meses. Fazê-los ter contato com as páginas, com os livros, apresentá-los e instigar a curiosidade. Existem inúmeras opções de livros educativos para todas as idades, desde bebês.
É errado pensar que este hábito deve ser responsabilidade da escola. É fato que a criança vai para a escola para aprender. Mas, os bons hábitos devem ser ensinados em casa e, quando são também praticados pelos pais, acontecem de forma muito mais natural.
A leitura na era das telas
Muitas pessoas que têm o hábito da leitura, já trocaram os papéis pelas telas. Por ser mais fácil, mais cômodo, poder acessar a qualquer tempo em qualquer lugar. No entanto, é fundamental apresentar o livro às crianças, fazer com que elas tenham o tato com o papel, o cheiro, as cores, o virar das páginas, tudo isso pode colaborar para uma experiência mais positiva e aguçar ainda mais a curiosidade dos pequenos, fazendo com que eles mesmos sintam vontade de ler novas histórias.
Presenteie seu filho com um livro. Crie este hábito. Dê à ele o poder de viajar com a imaginação e estará criando um ser humano muito mais preparado para o mundo.
Leia também: Ofereça lanches saudáveis aos seus filhos.
Comments