top of page

Saúde bucal: quais cuidados devemos ter com os dentes dos pequenos?

  • Foto do escritor: TOCA DO PIJAMA
    TOCA DO PIJAMA
  • 21 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Quem é que nunca se derreteu por aquele sorriso com apenas dois dentes, não é? A verdade é que apesar de trazer vários incômodos para algumas crianças, o início da dentição os deixa ainda mais lin


dos. Porém, desde os primeiros sinais de dentição, já são necessários alguns cuidados pa


ra manter a saúde bucal da criança e garanti-la até a fase adulta.

Quando a gengiva apresenta os primeiros sinais de inchaço ou erupção dentária, são várias as medidas que podem s


er tomadas para auxiliar na diminuição do desconforto dos bebês, que podem ficar irritados, procurar mais pelo aconchego da mãe e do peito, querer coçar a gengiva, entre outros sintomas.

Uma das alternativas que os médicos pediatras têm apresentado às mães, é o picolé de leite materno. Além de ser um alimento que o bebê pode consumir sem contraindicações, ainda ajuda aliviar a dor e a coceira com a baixa temperatura. Além disso, o uso de mordedores, sempre bem limpos, são indicados.

Geralmente os dois dentes da frente, na parte de baixo da boca, são os que nascem primeiro. E, a partir do nascimento deles, é necessário iniciar o acompanhamento de odontopediatria para análise e cuidados da higiene e saúde da boca como um todo.

Mesmo que a criança tenha ainda um único dente, mesmo que ainda pela metade, é necessário iniciar as escovações diárias, sendo elas repetidas pela manhã, após o almoço e à noite.

A higiene dos dentes, para quem não quiser optar pelo uso de escovas, pode ser feita com o uso de uma gaze úmida envolvida no dedo de quem fará a higiene, sendo ela levada em todos os cantos da boca.

Principalmente quando se inicia a introdução alimentar ou quando são oferecidas fórmulas às crianças, é indispensável que se faça a higiene dos dentes para evitar o aparecimento de cáries e outras complicações decorrentes do armazenamento de resíduos e açúcares após a alimentação, especialmente à noite.

Não se esqueça de manter a visita ao dentista em dia, ele vai poder te ajudar com as dúvidas e as melhores formas de manter a saúde bucal do seu filho em dia.




 
 
 

Comments


logo.png
bottom of page