top of page

3 Motivos para inserir a contação de histórias na vida dos seus filhos!

  • Foto do escritor: TOCA DO PIJAMA
    TOCA DO PIJAMA
  • 20 de dez. de 2018
  • 1 min de leitura

A contação de história para crianças é uma das primeiras maneiras de transmitir conhecimentos e estimular a imaginação. Por isso, a prática de contar histórias pode, e deve, ser incentivada em casa. A contação de história incentiva a:

Associação de vivências: Ao ouvir ou ler uma história a criança pode fazer associações das suas próprias vivências. Esse processo de identificação com as situações encontradas nas histórias faz com que a criança desenvolva meios de lidar com suas dificuldades, sentimentos e emoções, por exemplo.

Incentivo à leitura: A leitura é algo enriquecedor na vida de cada um. Além de ampliar o vocabulário e os campos de conhecimento, a leitura é um grande exercício para a imaginação. Ao ouvir uma história com atenção a mente humana tende a projetar no campo da imaginação o enredo. O mesmo acontece com a leitura. A convivência com a oralidade desde muito cedo pode aumentar o desejo pela leitura. Mas para isso o indivíduo precisa ser introduzido a esse ambiente, primeiramente pela família e, em seguida, pela instituição de ensino.

Liberdade de expressão: Engana-se quem acha que ouvir histórias é algo passivo. As reações que temos ao ouvir histórias contribuem, por exemplo, para que outros à nossa volta compartilhem de nossas opiniões e do nosso olhar sobre o mundo. A criança aprende a usar a sua voz e demonstrar seus gostos e opiniões.

É isso que a arte faz. Ela nos provoca e nos liberta!


 
 
 

コメント


logo.png
bottom of page